Todo heroi que se preze precisa de um ritual de passagem, entre o momento em que era um cidadão comum, como todos nós, e o momento em que realiza algum feito que marca a sua vida para sempre e o transforma numa categoria, digamos, superior de pessoa. Geralmente este ritual é marcado pela inspiração de um guia, um mestre, uma musa, que o ajuda a superar seus limites e seguir rumo à conquista.
Da mesma maneira, funcionários nas empresas recebem coach ou tutoring, para atingirem seu ápice na carreira, assim como alguns empreendedores têm histórias as mais interessantes (uma compilação bacana e inspiradora de vídeos de diversos empreendedores falando sobre seu Day 1 - do Endeavor: http://www.youtube.com/watch?v=TuSdKcgnNGA&feature=youtu.be).
Além das belíssimas e inspiradoras histórias, sempre tão pertinentes, existem alguns caminhos que podem nos ajudar nesta jornada. Não estou falando em torná-la mais fácil, mas em evitar erros e pegar atalhos neste caminho.
Trata-se do SEBRAE, que possui cursos, materiais, orientações e tudo o que for possível de se imaginar para dar apoio ao empreendedor brasileiro. Para quem ainda está pensando em começar (ou já está dando os primeiros passos), têm o que chamam de "trilha do empreendedor". Basta dizer em que ponto você está e eles sugerem uma série de cursos bacanas e gratuitos para você fazer. Tem cursos os mais variados, desde abertura de empresa, legislação, marketing, finanças, fluxo de caixa, plano de negócios, empreendedorismo, patentes e marcas. Enfim, uma gama impressionante e de grande ajuda.
O suprasumo é o curso Empretec, que se propõe a desenvolver atitudes empreendedoras no participante e foi elaborado pela ONU. Este é pago, mas quem fez só tece elogios a ele. Todos são uníssonos: "Mudou a minha vida", mas não revelam um só ponto do curso. O jeito é participar da palestra de sensibilização que eles promovem e ver se está no seu momento de vida para encarar. Eu devo fazer o meu em breve, mas infelizmente, seguindo a tradição, não vou poder contar nadinha sobre ele.
Acesse lá: http://www.sebrae.com.br/ visite, ligue e comprove. Eu já estou frequentando ;-D
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e compartilhe este post.