Pesquise um assunto no blog:

10 junho 2011

Transformando problemas em oportunidades

Hoje li na Exame um artigo muito interessante sobre o Habib's: de tanto escutar potenciais franqueadores reclamando sobre o (alto) investimento para se abrir uma loja, resolveram montar uma versão reduzida de suas franquias.

Com isso o Habib's rapidamente será capaz de ampliar a rede de franquias e otimizar sua produção, entre outras coisas por trás desta estratégia. Mas o que acho mais interessante foi a capacidade de transformar uma fraqueza, um problema, em um novo negocio, uma oportunidade. Isso me encanta.

Eu sempre acreditei que um problema poderia ser encarado de duas formas diferentes: como um problema propriamente dito (e consequentemente todas as ações decorrentes disto estariam relacionadas a reduzir ou eliminar o impacto do problema, ou seja diminuir riscos e custos).

A outra forma requer arrojo e uma pitada de empreendedorismo. Ela encara como uma oportunidade, um novo paradigma, uma nova resposta, uma inovação (e, portanto, todas as ações estariam ligadas a investimentos, arriscar-se e a geração de novos negócios). Nem sempre é possível optar pela segunda, mas pra mim é sempre um estímulo seguir por este caminho. E admiro quem tem, digamos, culhões para seguir por ele. Até porque também acho que lidar e administrar um problema não é resolver. E ignorar ou minimizar o problema abre uma janela de oportunidade, mas para outro alguém. Por isso minha admiração com relação ao case abaixo. Vou ficar de olho, mas me parece uma ótima ideia.

E você, o que acha?

Exame
Nova marca do Habib's, Box30 vira franquia em 2012
Link: http://bit.ly/jlpyFH


Gabi Nunes
Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e compartilhe este post.